Games ninja-gaiden-2-screenshot-blood-everywhere-big

Published on October 4th, 2012 | by

4

Por que os jogos atuais contém tanto sangue e violência?

Texto de Felipe Malafaia Alves, colaborador da Gamerset.

Desde que me conheço como gamer, os anti-games têm como um dos principais argumentos a violência que os jogos podem levar para dentro de nossas casas. E ultimamente eles estão com um pouco mais de razão.

Sempre tivemos na história dos jogos eletrônicos, jogos que digamos… Exageram na quantidade de bytes de hemoglobina. Nem precisamos pensar muito para lembrar dois clássicos que até hoje são exemplos dos Hematofobicos; Doom e carmagedon, o primeiro um FPS onde você é um soldado que foi deportado para marte por atirar em um superior, e bem depois de um problema com os projetos secretos demônios aparecem na estação… E começava a carnificina, estima-se ter sido jogada por 15 milhões de pessoas e o game foi ligado ao Massacre de Columbine.

O segundo? Proibido em mais de 15 países carmagedon, tinha um plano de fundo simples (quase uma desculpa) para a carnificina começar logo; No Brasil o game teve recall em menos de uma semana de lançamento. Mas, os gamers com o tempo se habituaram ao sangue jorrando por todos os cantos…

Carmagedon e Doom – Exemplos clássicos para os fãs de sangue virtual

É mesmo necessário?

Atualmente todos se preocupam bastante com o público fiel que tem, por tanto elas tentam sempre se renovar, buscando gráficos cada vez mais realistas, e originalidades nos games, mas nada disso se compara ao mais pedido pelos gamers a Violência aliada à diversão. Mas, será mesmo, que todo este sangue é necessário?Digo jogos de ação/guerra, podemos admitir como necessário, mas, chegamos ao ponto em que a invasão da violência exagerada chegou a todos os pontos, um exemplo básico é o game BLOOD BOWL, onde temos Futebol americano, transformado literalmente em uma guerra.

Blood Bowl – A serra não é decoração

Outro caso que é um pouco mais famoso é o game zumbi driver, que bota o player no volante de um taxi que deve resgatar pessoas em uma cidade cheia de zumbis, soa divertido não é? E é mesmo. Incrivelmente, os produtores camuflam a violência do game… O que nos leva a pergunta do tema… afinal:

Por que os games atuais contem tanta violência?

Psicólogos e pesquisadores dá área afirmam o que já era de se esperar; O ser humano, é um ser que busca a tragédia, obviamente não a sua (:p), e os games com a crescente popularização, tornou-se um meio de “extravasar” esse sentimento meio psicopata que existe em todo o humano. Apesar de que é preciso dizer que realmente existem pessoas que digamos, se afetam um pouco mais com a violência contida nos games…Por isso foi criado o ESRB:

Digo, o ESRB:

Apesar de não parecer (culpa da pirataria, mas, isso é para outro momento) o ESRB é algo importante para a manutenção de qualquer problema que possa ocorrer com os players.

Sem sangue… Mas blockbusters!

Bem, vimos que o sangue nos jogos é algo no mínimo necessário… Mas existem exceções! E não são games flash bobinhos (nada contra ^^)…Um exemplo de sucesso que podemos dar é o game MIRROR’S EDGE, game que fez sucesso com sua formula de parkour e balas voando para todos os cantos…Tudo isso sem uma única gota de sangue! Outro exemplo trata-se de um game online que está em sucesso crescente da serie BATTLEFIELD (serie consagrada pelo seu realismo retratando guerras), trata-se do BATTLEFIELD HEROES… E em um caso excepcional temos o game NO MORE HEROES 2(wii), que ganhou duas versões uma com sangue jorrando por todas os cantos, e outra versão, digamos “light” chamada HOPERS EDITION. E existem outras infinidades de bons games de aventura sem a violência excessiva.

Mirror’s edge – Receita consagrada de ação sem exagero de sangue.

Pois é, o tempo passou, mas a discussão continua; Os games violentos realmente afetam todos os players que os jogam? Bem com certeza a resposta não virá agora, e provavelmente nunca virá afinal esta discussão varia de pessoa para pessoa, exemplos não faltam, tanto para os defensores da “violência virtual” quanto para os defensores dos games “light’s”, mas, enquanto isso nenhum dos dois lados sairá afetado deste impasse, pois o mercado atualmente oferece um leque de possibilidades para todo tipo de gamer.

Nota:

Vale apena lembrar que alguns games estão vindo com uma opção para os “light’s”, que é a opção de tirar todo o sangue e “nojeiras” (gore) do game. Ex( combat arms- EUA version)

Dicas

Se quiserem saber um pouco mais sobre os games e a violência visitem esses artigos ou veja os vídeos:

Contra:

http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI825766-EI4801,00.html

http://g1.globo.com/Noticias/Games/0,,MUL989873-9666,00-PESQUISA+RELACIONA+GAMES+VIOLENTOS+AO+ABUSO+DE+ALCOOL+E+DROGAS.html

http://www.estadao.com.br/noticias/tecnologia,jogos-violentos-deixam-jogadores-paranoicos,0411p70244.htm

A favor:

http://info.abril.com.br/aberto/infonews/042007/18042007-8.shl

http://www1.folha.uol.com.br/tec/748102-games-violentos-sao-inofensivos-para-maioria-das-criancas-diz-estudo.shtml

http://www.fliperamablog.pop.com.br/post/5351/estudo-comprova-que-games-violentos-aliviam-stress-e-depressao

Neutros:

http://www.gamevicio.com.br/i/noticias/51/51322-sangue-e-violencia-os-ingredientes-classicos-dos-games/index.html

http://www.baixakijogos.com.br/noticias/5668

http://www.baixaki.com.br/info/1032-sangue-violencia-e-a-industria-de-games.htm

Vídeos:

http://www.gametrailers.com/game/2111.html  [TOP 10]

http://www.youtube.com/watch?v=TG7cfRM6mRQ [contra]

http://www.youtube.com/watch?v=YJlYTfhTmVs [Á favor - Inglês]

Tags:


About the Author



4 Responses to Por que os jogos atuais contém tanto sangue e violência?

  1. Beltam says:

    Muito bom o texto!
    Parabéns!

  2. It’s the best my very own latest Smart Balance Wheel http://www.fashionhoverboard.com recently there for that reason different;

  3. I just bring in these types of university, and the ones speak to ‘howd you end up with your hands on them’ and consequently ‘woaah would be the betterscooter.com http://www.scamadviser.com/check-website/betterscooter.com?’I LOVELOVELOVELOVELOVELOVELOVELOVELOVELOVELOVELOVELOVE Many!I acquired most of these suitable for xmas, but had reached open the entire group fast, there is nothing just about cried due to i had formed reaaaaaaally wished the entire group.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Back to Top ↑