Games para Computador Desenvolvimento

Published on July 13th, 2012 | by

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Desenvolvimento de games | Como fazer?

Cada dia mais os gamers mais se interessam em levar os games também para a sua vida profissional, seja como designer, ilustrador, programador, roteirista e até mesmo modelador, e embora o mercado de games esteja crescendo cada vez mais no Brasil, alguns aspirantes ainda não sabem exatamente por onde começar. Nesta matéria estaremos dando dicas para você que quer aprender em casa, cursos profissionalizantes, faculdades, livros, programas, etc, mas primeiro, vamos saber exatamente quais são as áreas numa empresa de games, ok?

 

Cargos

Programadores: Eles fazem o esqueleto do jogo, dão vida a ele digitando linhas e mais linhas de códigos para definir coisas desde o simples movimento do personagem, como tudo que se move na tela, taxa de perda de vida, ganho de XP e tudo que possui inteligência artificial. Programadores não necessariamente precisam gostar de matemática, mas programação envolve MUITA matemática, e você terá de ler livros e livros de lógica matemática e lógica de programação, aprender sobre desenvolvimento de aplicativos e o mais importante, saber mais de uma língua de programação.

Artistas 2D e 3D: Esses profissionais modelam os personagens, objetos, cenários, tratam de textura, iluminação e fazem quase toda a parte artística do game.

Level Designers: Os level designers como o nome já diz, são as pessoas que roteirizam e criam os níveis do jogo. Este é um cargo de peso, portanto cada level designer da equipe geralmente pega uma fase só.

Game Designers: Criam as ideias e gerenciam a equipe para atingir o objetivo.

Gerente de projeto: O gerente de projeto controla os prazos e nível de trabalho da equipe, procura evitar o atraso e manter o foco da equipe sem sobrecargas. Geralmente controlam o trabalho de todos os membros da equipe para que uns não trabalhem mais que outros.

Músicos e sonoplastas: Criam os recursos sonoros e a trilha sonora do game. Gamers que querem trabalhar com games e são ótimos músicos têm uma vaga garantida, pois o mercado de games está em falta de músicos e sonoplastas.

Piloto ou Tester: São as pessoas que testam os games. Parece fácil certo? Mas não é. O piloto ou tester, tem a obrigação de fazer uma lista de bugs em ordem de prioridade, bem como, gerentes, produtores ou membros da equipe.

 

Moral da história: VOCÊ NUNCA VAI GANHAR DINHEIRO JOGANDO O DIA INTEIRO! VÁ TRABALHAR!

 

Softwares

Ah os softwares, são tantos e com preços tão elevados que da até preguiça de falar. Assim como fiz com os cargos, farei de novo, colocarei os cargos e basicamente os softwares necessários que você irá precisar saber. Não que você precise de todos e que não vá usar mais alguns no futuro, no entanto, a estrutura básica para você trabalhar com games será essa.

Programadores: Programadores em teoria podem programar até com o bloco de notas, mas sabemos que não é tão simples assim criar um game. O programador em sua base terá que saber apenas programar em várias línguas, posteriormente cabe aplicá-las nos programas em que o game estiver sendo desenvolvido. Se o seu sonho é ser programador, você terá de usar o programa mais básico de organização de códigos que há vários que podem ser baixados gratuitamente, bem como os pagos como Flash, Dreamweaver e o mais usado para se desenvolver games, o Unity.

A versão mais atual do Flash possui versão TRIAL de 30 dias e pode ser comprada por US$ 195 (195 dólares).

A versão mais atual do Dreamweaver possui versão TRIAL de 30 dias e pode ser comprada por US$ 245 (245 dólares).

*A versão mais atual do Unity possui versão de estudo gratuita e pode ser comprada por US$1500 (1500 dólares), extendida para Flash por mais US$ 400 (400 dólares) a mais, extendida para Flash Pro por mais US$ 1500 (155 dólares) a mais, extendida para desenvolvimento de jogos para plataforma IOS por US$ 400 (400) dólares a mais, extendida para IOS PRO por US$ 1500 (1500 dólares) a mais, extendida para Android por US$ 400 (400 dólares a mais), extendida para Android PRO por US$ 1500 (1500 dólares) a mais e extendida para uma versão de “equipe” para que sua equipe inteira possa usar o software por US$ 400 (400 dólares) a mais.

 

Artistas 2D e 3D: O artista 2D e 3D irá escolher os programas que prefere ao longo do tempo, no entanto leve em consideração todos os programas de criação de imagem, pintura, design e animação. É sempre bom. Você irá ou poderá usar o Photoshop, Fireworks, Illustrator, 3D Studio Max, Maya, Blender e Unity*.

A versão mais atual do Photoshop possui TRIAL de 30 dias e pode ser comprada por US$ 389.

A versão mais atual do Fireworks possui TRIAL de 30 dias e pode ser comprada por US$ 289.

A versão mais atual do Illustrator possui TRIAL de 30 dias e pode ser comprada por US$ 485.

A versão mais atual do 3D Studio Max pode ser comprada por US$ 4777.

A versão mais atual do Maya possui versão TRIAL  de 30 dias e pode ser comprada por US$ 3495.

A versão mais atual do Blender pode ser baixada gratuitamente.

 

Level Designers: Os level designers irão usar os mesmos programas que os artistas 2D e 3D.

 

Músicos e sonoplastas: Se você é músico e quer ser sonoplasta, provavelmente você sabe que tem de ter um instrumento que seja maleável, algo como um teclado ou um sintetizador, um pré-amplificador, uma placa de som e um computador. Com o tempo você pode se aprimorar adicionando efeitos pagos, enfim, isso vai da sua pesquisa e vontade.

 

Aprendendo em casa

Ser auto-didata é muito legal para o seu crescimento, o problema é se apegar a isso e tornar seu conhecimento em sua própria forca. É ótimo estudar sozinho, porém sempre, eu disse SEMPRE, é necessária a ajuda de um profissional na área, não que você não seja auto-suficiente, é só para não achar que está fazendo tudo corretamente e que nunca vai ter problemas na sua vida. Sempre haverá alguém que irá saber mais do que você e essa pessoa com certeza irá lhe ajudar a crescer. A você que quer aprender em casa, a única dica que temos à dar é: Fuce! Mesmo que você seja um mero curioso, fuçar é a chave. Veja em qual área você quer trabalhar e pesquise mais sobre isso, pesquise sobre tudo que você iria fazer dentro de uma empresa de games, se é isso mesmo que quer fazer, pesquise programas que estejam em sua área. A maioria dos programas tem a versão TRIAL de 30 ou 60 dias dependendo do programa, e alguns tem versões de estudo, você vai achar uma grande gama de conteúdo na internet. Procure não jogar os games se perguntando como aquilo foi feito, vá procurar, procure modelagem de personagens, pequenos programas ou funções à se programar, teste os programas ao máximo, veja e ouça tutoriais e extraia o que puder desses programas.

 

Cursos Profissionalizantes

Embora eu saiba que muitos vão discordar das minhas opiniões sobre os cursos profissionalizantes, quero que saibam que eu não me importo nem um pouco. Vou colocar os que eu acho importantes, cabe a vocês, e somente a vocês pesquisarem e verem se é isso mesmo que querem fazer.

Gnomon: A Gnomon: School Of Visual Effects é simplesmente a melhor escola de computação gráfica e efeitos visuais do mundo. Ela fica localizada em Hollywood, California, e possui os mais variados tipos de cursos. Não que seja fácil cursá-la, afinal seria uma locomoção muito grande, no entanto se você vai passar uns tempos fora do país pelo menos conheça a escola.

Saga: A Saga: School Of Art and Visual Effects é a melhor escola de computação gráfica e efeitos visuais do Brasil. Ela possui algumas unidades espalhadas pelo Brasil e é uma ótima escola (sou suspeito para falar, pois curso nela). A Escola possui cursos de computação gráfica, design de games, e também a união dos dois. A mensalidade dos cursos é salgada, no entanto você pode fazer uma prova de bolsa para reduzir bastante a mensalidade, pode fazer uma prova no meio do ano para ser estagiário na escola, e ao terminar seu curso você pode fazer uma prova da Autodesk para ser professor de efeitos visuais. Vale a pena conferir!

DRC: A DRC Treinamentos é o melhor curso de design web e fotografia já visto pelo menos em São Paulo. Existem muitos cursos, mas muitos cursos mesmo, cabe a você dar uma olhada. Lá você poderá aprender do conceito básico aos conceitos avançados de Fotografia, Diagramação, Design Web, Efeitos visuais e edição de vídeos, Mixagem e masterização, 3D, 2D, entre muitos outros. Você ainda pode criar um perfil no espaço do aluno para que as empresas vejam seu trabalho e quem sabe, lhe contratem.

IOS Development Training Program: Se a sua vontade é desenvolver aplicativos ou até mesmo jogos para a plataforma IOS (iPhone, iPod e iPad), o IDTP pode ser o que você procura. O curso não é longo como os outros que demoram de 1 mês a 3 anos, esse demora apenas uma semana, e com o investimento de R#3000,00 você irá ter 8 horas de aula com pausa para o almoço de segunda-feira à sábado. Com as matérias divididas em 26 módulos, você aprenderá em uma semana tudo que precisa saber para programar o que quiser na plataforma da maçã.

 

Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado

Aqui nós poderíamos recomendar um monte de faculdades particulares caríssimas, mas não precisamos disso, então vamos recomendar a que está e sempre esteve na boca do povo quanto a jogos. A PUC é uma das poucas faculdades que oferece curso superior de games, mestrado e doutorado, onde as possibilidades são infinitas. No curso superior você irá aprender os fundamentos da criação de games, teoria e projetos, design, modelagem e animação, autoria e produção. É um prato cheio para quem quer seguir isso para a vida.

 

Livros

É dificílimo indicar livros bons de desenvolvimento, a maioria só tem ladainha, mas uma série de livros muito boa que inclusive eu já tive a oportunidade de ler, é a série “Regras do Jogo”. A série possui 4 edições e vai ensinar basicamente tudo que você precisa saber para começar a desenvolver seus próprios games. Nenhum livro vai te ensinar tudo, isso não pode ser aprendido em livros, no entanto, é a melhor série da atualidade para quem quer aprender sozinho.

 

Acredito que aqui tem tudo que é necessário para você seguir a sua vida como desenvolvedor de games, vale lembrar, que é bom você ter uma média ou grande noção de programação antes de tentar qualquer coisa, do contrário você PODE quebrar a cara FEIO. Qualquer dúvida basta comentar! Boa sorte a todos!

 

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25 Responses to Desenvolvimento de games | Como fazer?

  1. Renato says:

    Esqueceu do animador!

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  23. If you’re still on the fence: grab your favorite earphones, head down to a Best Buy and ask to plug them into a Zune then an iPod and see which one sounds better to you, and which interface makes you smile more. Then you’ll know which is right for you.

  24. hiburan says:

    This is getting a bit more subjective, but I much prefer the Zune Marketplace. The interface is colorful, has more flair, and some cool features like ‘Mixview’ that let you quickly see related albums, songs, or other users related to what you’re listening to. Clicking on one of those will center on that item, and another set of “neighbors” will come into view, allowing you to navigate around exploring by similar artists, songs, or users. Speaking of users, the Zune “Social” is also great fun, letting you find others with shared tastes and becoming friends with them. You then can listen to a playlist created based on an amalgamation of what all your friends are listening to, which is also enjoyable. Those concerned with privacy will be relieved to know you can prevent the public from seeing your personal listening habits if you so choose.

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