Especiais GS dest

Published on October 16th, 2012 | by

30

Metal Gear Solid: do início ao fim?

A série Metal Gear solid é bem mais antiga do que você pensa. Apesar de muitos conhecerem somente a versão MGS para o saudoso Playstation 1 (Psone), o game conta ainda com outras versões mais antigas que a de 1998, como o primeiro game para MSX de 1987 (sim faz muito tempo…você ainda nem pensava em engatinhar quando a Hideo Kojima havia produzido um futuro Blockbuster).

No começo, após seu lançamento, o jogo não vingou e era pouco conhecido, até porque o MSX não era muito conhecido. Então, ele foi relançado para o console Nintendo Entertainment System, que passou por várias transformações e melhorias para a nova plataforma – e nessas mudanças Kojima não esteve diretamente relacionado.

O jogo tinha como protagonista nada mais nada menos que Solid Snake, claro, ainda aspirante a personagem ícone dos games e mero soldado novato que tinha como missão deter um tanque bípede chamado “Metal Gear”. Metal Gear Solid foi o pioneiro,o que deu o pontapé inicial para o que conhecemos hoje: os jogos “Stealth”, no qual você, ao invés de pegar uma arma de sair atirando pra todo lado, teria que evitar tudo isso e prezar pela furtividade.

 

Em 1990, a Kojima lançou a segunda versão para o MSX, somente no Japão. O jogo foi aclamado pelos críticos do país, com seu enredo intrigante e sofisticação gráfica, além das muitas reviravoltas na estória e das famosas “Cut-Scenes”. Foi também incluída a possibilidade de rastejar e o radar, dentre outros elementos. Com o grande sucesso no Japão, o game só foi desejado mesmo pelo resto do mundo em 2006, lançado junto com o Metal Gear Solid 3: Subsistence.

Metal Gear Solid(PS1)

Em 1998 foi lançando para o o Playstation 1, Meta Gear Solid, estourando em todos os cantos do mundo como um excelente game, sendo o primeiro a ter gráficos 3D e dublagem dos personagens feitas por atores. Essa edição foi uma verdadeira obra de arte eletrônica, com enredo fora do comum que tratava de engenharia genética e armas nucleares. Os gráficos e  a jogabilidade levaram a apenas um caminho: sucesso imediato.

Metal Gear Solid surge alguns anos após seu antecessor, Metal Gear 2: Solid Snake, e dois anos antes de Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty, onde uma unidade de forças especiais geneticamente modificada, a FOXHOUND, lidera uma revolução nuclear em uma ilha no Alaska, chamada Ilhas Fox.

As forças especiais que invadem a ilha ficaram com a arma nuclear Metal Gear REX, e estão ameaçando o governo dos E.U.A com um ataque nuclear, caso eles não recebam os restos mortais do “mercenário lendário” Big Boss em menos de 24 horas. Assim você entra na pele de Solid Snake para acabar com os invasores, claro, à sua maneira.

Metal Gear Solid 2:Sons of Liberty (PS2)

No ano 2001,Kojima mostra mais uma vez que sabe o que faz, dando sequência a Metal Gear Solid de maneira quase que perfeita, com gráficos convincentes e jogabilidade ótima, além de uma física muito realista.

Os temas presentes no game eram: memes, censura, manipulação, democracia e natureza da realidade. Em contrapartida, os fãs de Solid Snake não gostaram de  saber que Snake dividirá espaço com um novo protagonista, Raiden. Ele é o quarto (e não o segundo) jogo da série Metal Gear, e logo em seguida “Metal Gear Solid 2: Substance” foi lançado, uma versão do game com alguns extras e missões paralelas com Snake, para deleite dos fãs.

Quatro anos após Shadow Moses, Nastasha Romanenko (conselheira do Codec de Solid Snake sobre armas nucleares) lançou uma coletânea de livros falando sobre o ocorrido no primeiro título. Porém agora, Snake abandonou o governo e trabalha junto com Otacon em uma ONG chamada “Phylantrophy”, que tem como função destruir qualquer Metal Gear existente.

Otacon recebe um e-mail relatando o transporte de um novo modelo Metal Gear através do Rio Hudson, onde a Marinha Americana era responsável. Consequentemente Snake vai até o navio Discovery confirmar com seus próprios olhos a informação. O objetivo era apenas confirmar, fotografar o modelo para mostrar ao mundo. Minutos depois de Snake entrar no navio, Revolver Ocelot (especialista em tortura e excelente atirador).

Metal Gear Solid:The Twin Snakes (GMC)

Em 2004 foi lançado para gamecube, sendo apenas um remake do primeiro título de ps1, com gráficos um pouco melhorados(mesma engine do 2) e algumas novas cenas. Se você jogar esse game para entender o Metal Gear Solid 4 você não conseguirá, graças à falta de informações no título original. Se o próprio Kojima ignora esse título,você pode fazer o mesmo pois ela pouco te acrescentará no entendimento da estória.

Metal Gear Solid 3: Snake Eater (ps2)

Deixando o The Twin Snakes para trás, era hora de voltar com Metal Gear Solid 3: Snake Eater (para mim um dos melhores da série). O jogo serve para vermos o “começo de tudo” e se passa na Rússia, no contexto da Guerra Fria. O protagonista é Naked Snake (mais conhecido como BIG BOSS), que tinha como missão resgatar um fabricador de armas e sabotar uma arma experimental.

Para quem estava acostumado com os ambientes futurísticos e fechados, em Snake Eater você deixa de lado o urbanismo e vai para uma floresta soviética nos anos 60, adotando camuflagens e equipamentos úteis, porém nem tão futuristas. Esse game é indispensável pra quem é fã do (agora vovô) Snake.

Metal Gear Solid 3 se passa durante a Guerra Fria em 1964, onde um agente da CIA, de codinome “Naked Snake”, é enviado às florestas da União Soviética. Auxiliado pelo rádio por Major Zero, Para-Medic e sua ex-mentor The Boss, sua missão é resgatar um cientista soviético traidor chamado Sokolov, que está secretamente desenvolvendo um tanque equipado nuclearmente, chamado “Shagohod”.

Metal Gear Solid 4: Guns of Patriots(ps3)

O que era bom,ficou ainda melhor: o jogo Metal Gear Solid 4 foi lançado para Ps3 em 2008 e ainda é considerado “O jogo” para Ps3. Muitos compraram o ps3 para jogar exclusivamente esse grande título. Logo o após o lançamento, não se falava de mais nada no mundo dos games a não ser do “Old Snake” e sua aparência, agora com cabelos grisalhos e bigode, numa trama cinematográfica, digna de virar filme de Hollywood.

O game se passa em 2014, cinco anos após os acontecimentos em Big Shell (MGS2). Você se encontra em um mundo “virado de cabeça pra baixo”, onde a estradada de forças militares em outros países é proibida, aumentando a necessidade das Companhias Militares Privadas para travar guerra de negócios. A nanotecnologia é tão importante quanto ouro para os garimpeiros.

Portanto a missão de Snake é mais simples do que nunca: acabar com Liquid-Ocelot (ironia off) que quer dominar as maiores potências em termo de força militar. Old Snake conta com a ajuda do Otacon e de um mini-metal gear usado algumas vezes para checar os locais de difícil acesso entre outras coisas.

Mas Snake vai voltar em Metal Gear Solid 5 com poucas informações e gráficos impecáveis. O game foi anunciado há pouco e nos resta apenas esperar. Metal Gear Solid 4 continua o legado de uma série que é o pai dos jogos “Stealth” e quem é fã não pode deixar de conferir essa obra de arte em forma de jogo.

Metal Gear Solid: Portable Ops (PsP)

Continuação direta de Metal Gear Solid 3: Snake Eater, o game lançado para psp conta com uma história bastante explorada pelo diretor do game, coisa que muitos duvidavam ter por ser em um portátil, porém Kojima sabe o que faz. Seis anos após a Operação Snake Eater, a Unidade FOX, começou a ser vista pela CIA como uma ameaça à paz mundial.

Snake se torna um alvo da FOX, que envia vários soldados para capturá-lo. E assim se inicia o game, que traz consigo uma trilha sonora sem igual e um enredo cheio de reviravoltas que nos surpreende a cada momento. É uma boa pedida para quem gosta de games de qualidade nos portáteis e para os fãs é indispensável.

Metal Gear Solid: Peace Walker (psP)

Continuação do Portable Ops, Peace Walker foi lançado em 2010 também para o psp, e, um ano mais tarde lançado para ps3, remasterizado e em formato de coletânea, trazendo também MGS2 e MGS3 em um único disco.

O desenrolar da história ocorre em 1974, 10 anos depois dos eventos de Metal Gear Solid 3: Snake Eater e quatro anos após Metal Gear Solid: Portable Ops. Aqui você assume mais uma vez Naked Snake, que agora é conhecido como Big Boss. Quando uma força militar desconhecida ameaça o mundo com armas nucleares invade a Costa Rica, Naked Snake (Big Boss), não fazendo mais parte das forças secretas americanas, juntamente com Kazurira Miller (Master Miller) são contratados para livrar o país desta invasão e por fim ao perigo.

Peace Walker é sem duvida um game e tanto parar adoradores do Snake e não pode faltar na sua coleção.

Metal Gear Rising: Revengeance (Ps3 e Xbox 360)

Revengeance será lançado em 19 de fevereiro de 2013 é tido como “primo chato” que quer roubar a cena, não estando em desenvolvimento pela Kojima Productions mas pela Platinum Games (que até mudou subtitulo do game para “Revengeance”,antes conhecido como “Rising”).

Deixando de lado tudo o que vimos a respeito de MGS, Revengeance veio para mudar completamente a maneira de jogar Metal Gear Solid, deixando de lado a maneira furtiva e transformando o game em um jogo hack ‘n Slash de ação frenética.

O jogo se passa entre MGS2 e MGS4 e o protagonista é Raiden, que agora é um Cyber Ninja,assim como em MGS4, só que mais sofisticado. Pouco se sabe sobre o enredo do game. O que se sabe é que,Raiden presta serviços de segurança VIP, treino militar e outras funções para uma base militar de segurança privada (EMSP) num país em desenvolvimento, que sofre sua reconstrução após uma guerra civil. Mal ele sabe que este palco está montado para um confronto com um enigmático exército ilimitado de ciborgues.

 

Por fim, é notável a evolução gráfica e de enredo, de modo que sempre podemos esperar um bom jogo da série.

 

 

Para você que quer entender direito a história de Metal gear solid, a ordem cronológica dos games é a seguinte:

Metal Gear Solid 3: Snake Eater
Metal Gear Solid : Portable Ops
Metal Gear Solid : Peace Walker
Metal Gear Solid
Metal Gear Solid 2: Solid Snake
Metal Gear Solid (The Twin Snakes)
Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty
Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots

Jogando assim você entenderá perfeitamente.

E aí?! qual o seu Metal Gear Solid preferido e por quê ? qual personagem você considera melhor, Snake ou Raiden ?

Comente, deixe sua opinião!

 

Tags: ,


About the Author



30 Responses to Metal Gear Solid: do início ao fim?

  1. Lucas says:

    Muito bom, Metal Gear é o melhor

  2. Com certeza um jogo marcante de mais!

  3. Realmente esse jogo fez historia :)

  4. Pedro says:

    Muito bom

  5. Renato Oliveira says:

    Mto massa :D

  6. Eye appealing, well-made Smart Balance Wheel http://www.fashionhoverboard.com. My baby likes these people!

  7. Hey , I actually have typically the Silver precious metal, Dunkelhrrutige and furthermore Im taking your Yellow metal.Each are separate! I see a great number of opinions stating that they should be displayed that includes sequined items–PLEASE Fail to Destroy These kinds of Using Turning their attention By yourself Perfect into a DISCO BALL–The betterscooter.com http://www.scamadviser.com/is-betterscooter.com-a-fake-site.html standalone and are also a brilliant survey product. Fewer one is more. Never forget by way of well-liked products and solutions do not ever ton the phrase found on. You’ll certainly have a great glance and create it then laughable. We draw items black color units having dark colored tights and also a black colored turtle the neck and throat and then the best Chanel colors to get modish search. They are ready trendy without any help and then add that special interest for any suit. Im a sucker for Him or her! I can’t stop to incorporate all the jewelry so that you my current variety

  8. Necessary to draft you somewhat bit of note to say thank you but again for every one of the lovely expertise you’ve shared at this time. It’s genuinely surprisingly open-handed of you to offer unhampered all that a number of people could possibly have supplied for an electronic book to obtain some bucks for their very own end, particularly considering the fact that you might have carried out it inside the occasion you decided. Those tactics also acted because the terrific solution to realize that other people have the identical passion substantially like my very personal to find out a lot more concerning this problem. I assume there are millions of far more enjoyable periods ahead for a lot of who examine your website.
    coupon codes amazon free shipping http://iw-us-500.industryweek.com/industryweek/news/read/32414961

  9. Very good post. I’m facing many of these issues as well..

  10. quest bars says:

    If you are going for most excellent contents like I do, only visit this web site every day since it provides
    feature contents, thanks

  11. vii Superb Points Any Publication Can perform

  12. Quality articles is the secret to interest the people to go to see the web site,
    that’s what this website is providing.

  13. Can I simply just say what a relief to discover somebody that genuinely knows what they are talking about on the internet.
    You certainly know how to bring an issue to light and make it important.
    More people should check this out and understand this side of your story.
    I was surprised you are not more popular because you surely have the gift.

  14. You should take part in a contest for one of the greatest websites on the internet.

    I am going to highly recommend this blog!

  15. I am now not certain where you are getting your
    information, however good topic. I needs to spend a while finding out much more or working out
    more. Thank you for great info I used to be in search of this info for
    my mission.

  16. I have been exploring for a bit for any high-quality articles or blog
    posts on this sort of space . Exploring in Yahoo I ultimately stumbled
    upon this web site. Reading this information So i’m
    satisfied to convey that I have a very excellent uncanny feeling I discovered
    just what I needed. I most surely will make sure to don?t disregard
    this site and provides it a look regularly.

  17. Good post and a very enjoyable read.

  18. I am continually browsing online for tips that can aid me. Thank you!

  19. In my view, gamerset.com.br does a great job of covering topics of this sort. While sometimes deliberately polemic, the material posted is generally thoughtful and stimulating.

  20. In my view, gamerset.com.br does a good job of covering topics like this! Even if sometimes deliberately controversial, the information is generally thoughtful and stimulating.

  21. Shad Haring says:

    gamerset.com.br does it again! Quite a perceptive site and a well-written post. Keep up the good work!

  22. 9/21/2016 @ 11:52:48 Love this site– extremely easy to navigate and much to consider!

  23. quest bars says:

    Thanks for sharing such a nice thinking, paragraph is nice,
    thats why i have read it completely

  24. Johna Hilde says:

    Many thanks for the noteworthy blog you’ve set up at gamerset.com.br. Your enthusiastic take on the subject is absolutely inspiring. Thanks again!

  25. quest bars says:

    hi!,I like your writing very much! share we be in contact more about your article on AOL?
    I need an expert on this house to resolve my problem.
    Maybe that is you! Taking a look forward to peer you.

  26. quest bars says:

    Hi there, just wanted to tell you, I liked this
    blog post. It was practical. Keep on posting!

  27. I every time emailed this weblog post page to all
    my contacts, for the reason that if like to read it after that my friends will too.

  28. 9/27/2016 I’m pleased by the manner in which gamerset.com.br covers this sort of topic! Generally to the point, sometimes polemic, consistently thoughtful and challenging.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Back to Top ↑